02/04/2024

Associação global de advogados chega ao Brasil

Por: Marcela Villar
Fonte: Valor Econômico
Com a reforma tributária aprovada e o Código Civil em atualização, um grupo
de 20 advogados que atua em grandes corporações como Ifood, Uber,
Microsoft, Petrobras, Braskem, Mondelez e Grupo Globo viu uma
oportunidade para trazer uma das principais associações jurídicas globais para
o Brasil. Será anunciado hoje o lançamento da unidade brasileira da Association
of Corporate Counsel (ACC), entidade que representa mais de 46 mil
advogados ao redor do mundo.
O objetivo é aproximar a comunidade jurídica das grandes empresas, oferecer
capacitação e criar um fórum de debate que participe ativamente da
transformação jurídica que vive o país hoje, propondo soluções para que o
Direito seja sinônimo de melhoria do ambiente de negócios e fomento para a
economia. Além de informar e embasar os associados sobre as constantes
mudanças legislativas que ocorrem no Brasil.
A meta é também dar mais segurança jurídica para empresas e empresários.
“Queremos fazer com que o jurídico seja visto como viabilizador de negócios,
como uma ponte segura, que facilita e ajuda iniciativas a acontecerem da forma
correta. E não como sinônimo de atraso, que nega direitos”, afirma o advogado
e presidente da ACC Brasil, Paulo Samico, gerente jurídico da Mondelez Brasil.
Para trazer a entidade para cá, foram meses de negociação com a presidência da
ACC, nos Estados Unidos. A associação fez uma pesquisa com 1.800 pessoas
em que foram mapeados os principais interesses dos profissionais da área:
desenvolvimento de carreira, inteligência artificial, gestão de risco, legal tech e
inovação e gestão de contratos.
Só essa quantidade de respostas, afirma Rafael Soriano, gerente jurídico sênior
do Grupo Globo, que faz parte do grupo de fundadores, já demonstra a
carência e o entusiasmo da comunidade em ter um espaço para trocas e
vivências profissionais. “Hoje não existe no Brasil uma associação com foco no
advogado corporativo. Temos a OAB e algumas iniciativas esparsas, mas vimos
a falta de um espaço e uma entidade que promova essa vivência”, diz.
Segundo ele, o dia a dia da advocacia corporativa é diferente do da carreira
pública e de escritório, com pouca troca de informações. “O advogado
corporativo precisa entender do business, de orçamento, de contabilidade e do
negócio em si para aplicar o direito da melhor forma, entendendo os riscos”,
completa.
Com a ACC Brasil, quem atua na área terá acesso a milhares de materiais sobre
mudanças e tendências globais, com as ferramentas para se atualizar sobre
assuntos variados. “No Brasil, tudo muda o tempo inteiro. O investidor e
pessoas de fora se perguntam como conseguimos nos atualizar e interpretar a
legislação nova de forma rápida. Às vezes só conseguimos entender quando ela
chega no Judiciário, mas não é isso que queremos”, afirma a advogada Michelle
Kogúta, coordenadora jurídica do Ifood, também uma das fundadoras.
Com os conteúdos disponíveis na plataforma, Michelle acredita que novos
investidores possam ser atraídos para o Brasil, por meio da capacitação dos
profissionais corporativos. “Ele vai ter acesso a cursos e informações em
primeira mão e discutir com um grupo a nível global.”
Os fundadores que atuaram para trazer a comunidade para o Brasil buscaram
recrutar advogados de diferentes setores e especialidades para compor a
diretoria e teve como premissa a representatividade de gênero e racial. Dos 20,
são oito mulheres e três pessoas negras. “O que nos diferencia é o poder de
execução, de fazer acontecer”, diz Samico.
A ACC, que tem mais de 30 anos de fundação, fará o primeiro evento no Brasil
no dia 23 deste mês, de forma virtual. Outros dois encontros presenciais em
São Paulo e Rio de Janeiro estão previstos para ocorrer ainda neste primeiro
semestre, embora sem data definida. “Nesse primeiro ano, queremos construir
uma comunidade para desenvolver um senso de pertencimento dos advogados
corporativos”, afirma Samico.
Para participar das atividades, são oferecidos três planos de assinatura, com
adesão promocional até setembro. Os benefícios até essa data são descontos de
até 67% e um período de uso grátis da plataforma por 90 dias. O preço
promocional do primeiro ano de assinatura é de US$ 99. Depois, o valor será
de US$ 299.